MANEIRAS HOLÍSTICAS PARA ALIVIAR A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE

Com o clima mais frio, os dias mais curtos e a temporada de férias, a depressão e a ansiedade sempre aumentam no inverno americano. Infelizmente, essas duas condições são muito comuns. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) afeta cerca de 6,8 milhões de adultos nos EUA, enquanto o transtorno depressivo maior (TDM) afeta mais de 16 milhões.

Os pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o que causa depressão e ansiedade, mas a maioria concorda que a genética, a biologia, o meio ambiente e a psicologia desempenham um papel importante. Pessoas com depressão e ansiedade geralmente se sentem ansiosas, tristes, sem esperança e pessimistas. Em um nível físico, pessoas que sofrem de depressão e / ou ansiedade podem sofrer uma perda de interesse em seus hobbies ou atividades, mudanças no apetite, mudanças de peso, bem como dores em geral.

O tratamento mais comum para esses distúrbios de humor, além da psicoterapia, é antidepressivo e anti-ansiedade farmacêutica. Prozac, Cymbalta ou Norpramin são tipicamente prescritos para depressão; Xanax, Valium e Ativan são usados ​​para combater a ansiedade.

Estes podem ser eficazes para alguns, mas muitos pacientes sofrem efeitos colaterais indesejados, como insônia, libido reduzida, ganho de peso e boca seca. Felizmente, há um conjunto de pesquisas apontando para uma série de métodos holísticos que podem ajudar a combater essas duas doenças.

Exercício para depressão
De acordo com a Clínica Mayo, o exercício pode aliviar com sucesso os sintomas de ansiedade e depressão. Ele permite que seu cérebro libere endorfinas bem-humoradas, o que a Clínica Mayo observa que sejam como produtos químicos cerebrais que podem “melhorar sua sensação de bem-estar”.

Veja também: O seu sistema endocanabinoide está equilibrado?

Aderir a rotinas de atividades físicas regulares por 30 minutos por dia pode ajudar a melhorar seu humor significativamente. Embora as atividades cardiovasculares de maior intensidade sejam preferidas, mesmo as caminhadas sustentadas e de baixa intensidade podem ser suficientes para ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

O Dr. Michael Craig Miller, professor assistente de psiquiatria na Harvard Medical School, diz: “para algumas pessoas [exercícios] funcionam bem como antidepressivos” e que “o exercício apóia o crescimento de células nervosas no hipocampo, melhorando as conexões de células nervosas, o que ajuda aliviar a depressão”.

A cannabis pode ser um impulsionador de humor efetivo
É um equívoco comum de que a cannabis pode aumentar a depressão. Mas um estudo de 2006 publicado em Addictive Behaviors analisou as respostas da pesquisa de 4.400 adultos que se identificam como usuários ocasionais ou crônicos de cannabis.

Os usuários diários de cannabis relataram “um humor menos deprimido e um efeito mais positivo do que os não-usuários”. Os pesquisadores concluíram que a cannabis não aumenta o risco de depressão.

Embora este estudo não prove uma ligação causal entre o consumo de cannabis e a diminuição do risco de depressão e ansiedade, existem razões pelas quais o consumo de cannabis teria surgido como opção de tratamento.

Como mencionado com o exercício, nosso corpo naturalmente produz canabinoides sensatos. Quando estamos deprimidos, há um nível mais baixo desses endocanabinoides específicos em nossos corpos. A cannabis com seus fitocanabinoides pode ser um suplemento saudável e natural para aumentar esses endocanabinoides específicos quando os níveis estão baixos.

Limpe sua dieta para sentir-se menos deprimido
Certos tipos de alimentos podem ajudar a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade. Um estudo de 2017 publicado na BMC Medicine concluiu que “a melhoria da dieta pode fornecer uma estratégia de tratamento eficaz e acessível” para transtorno depressivo maior.

Este estudo de 12 semanas testou uma dieta baseada no Mediterrâneo em indivíduos com depressão de moderada a grave. Enquanto isso, um grupo de controle recebeu apoio social, mas nenhuma mudança em sua dieta atual.

A dieta incentivou alimentos como grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, lácteos não adoçados, nozes sem sal, carne vermelha magra, frango, peixe, ovos e azeite. Desanimou doces, carnes processadas, fast food, alimentos fritos e cereais refinados.

Após 12 semanas, os participantes foram classificados em testes múltiplos, incluindo a Escala de Avaliação de Depressão de Montgomery-Asberg (MADRS). Em média, os participantes da dieta mediterrânea apresentaram uma melhoria significativamente maior nos valores MADRS-11 em média – do que o grupo controle.

Meditação e atenção plena podem ajudar a expulsar pensamentos ansiosos
Um estudo realizado em 2015 pela Universidade de Exeter, mostra que a terapia cognitiva baseada no Mindfulness (MBCT) pode ser uma opção efetiva de tratamento para depressão e ansiedade.

O MBCT está focado na reestruturação dos padrões de pensamento problemáticos que os indivíduos com depressão e ansiedade muitas vezes experimentam. Ensina as habilidades necessárias para se lembrar do momento presente, reconhecendo e respondendo construtivamente a pensamentos problemáticos.

Os participantes do estudo foram todos tratados por depressão maior recorrente e usando medicação antidepressiva para tratamento. Dos 424 adultos escolhidos no estudo, 212 foram colocados em um grupo que compareceu a oito sessões de grupo MBCT de 2 horas e com práticas domésticas diárias para a atenção plena. O outro grupo manteve seu regime farmacêutico regular. Todos os participantes foram examinados em intervalos regulares ao longo de dois anos.

Após dois anos, as taxas de recaída para ambos os grupos foram semelhantes com o grupo MBCT com 44% de recaídas e o grupo de medicação mostrando 47% de recaídas. Os pesquisadores neste estudo concluíram: “Embora este estudo não demonstre que a terapia cognitiva baseada na atenção plena funciona melhor do que a medicação antidepressiva na redução da taxa de recaídas na depressão, acreditamos que esses resultados sugerem uma nova escolha para milhões de pessoas com depressão recorrente em prescrições repetidas.”

Criar rotinas pode ajudar se você estiver lutando com a depressão
Depressão e ansiedade não seguem as rotinas: os sintomas desses distúrbios podem aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar. Embora não tenham muitos estudos de pesquisa clínica para apoiar isso, muitos psicoterapeutas e médicos recomendam a criação de rotinas para ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade.

Essas rotinas podem ser tão simples como fazer uma caminhada, escrever em um diário, dançar ao redor da casa ou limpar a cozinha. A chave é garantir que você faça isso no mesmo horário, de forma consistente, ao longo da semana.

Em uma entrevista com a CBS News, o psicólogo clínico Dr. Richard Raskin disse: “Uma rotina de qualquer coisa irá lhe ajudar a evitar a síndrome da permanência em seus pijamas, o que pode piorar as coisas. Uma rotina demonstra a você e a outros que, se você for capaz de passar do dia, você é capaz da recuperação.”

Fonte: Hello MD

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